Buscar
  • Fernanda Damy Haybittle

Como fazer suas reuniões online com boa estrutura física e conteúdo interessante?



Estar online hoje é como estar na empresa fisicamente. Entramos num modo de trabalho que dificilmente retrocederá, e este modelo híbrido presencial/ digital tende a ser nosso novo modus operandi profissional.

Independentemente da sua área de atuação, estar com clientes ou potenciais consumidores requer um comportamento profissional e adequado, de forma que seu nome e o nome da empresa que você representa sejam sempre lembrados e referendados de forma positiva e agradável.


Da mesma forma que você não compraria um carro de um vendedor desleixado nem uma televisão de alguém que parece desconhecer totalmente os modelos à venda, você também não conseguiria vender seu produto ou serviço de qualquer jeito, sem demonstrar conhecimento técnico e habilidades relacionais.


gif

Para garantir que sua mensagem será passada e recebida da melhor forma possível e que suas metas profissionais sejam atingidas, preparamos um checklist para você implementar no seu dia a dia, em casa ou na empresa:

  • Apresentação pessoal: trajes formais para equipe de vendas mesmo que as empresas atuem em ramos mais jovens, como o de tecnologia. Camisa social para homens, blusas e camisas sociais para mulheres. Ternos/ jaquetas são recomendáveis para reuniões de diretoria e negociações de alto valor.

  • Estrutura física: banner de fundo com logo da empresa ou produto que representa, internet de boa qualidade, computador, tripé para uso do celular, ring light ou iluminação natural adequada, papel e caneta, óculos. Pegue tudo o que precisa antes de começar.

Importante: nunca faça reuniões online em ambientes íntimos da sua casa (como quarto ou cozinha). Caso não possua um lugar específico para home office, separe um cantinho com tudo o que você precisa e use o recurso do banner para padronizar suas apresentações e dar um ar bem profissional ao seu trabalho, além de preservar a intimidade de seu lar.
  • Material institucional: apresentação da empresa/ produto/ serviço, vídeos, folders e o produto físico em mãos se for aplicável ao seu negócio.

  • Roteiro: uma reunião bem organizada tem hora de início e fim, pauta definida e segue alguns passos considerados elegantes e eficazes.

O responsável pela reunião deve começar saudando e apresentando os presentes, com nome e função.

Os participantes se cumprimentam e logo o responsável contextualiza o motivo do encontro: “Estamos aqui hoje para apresentar a vocês nossa plataforma market place, a pedido de fulano de tal, com o objetivo de demonstrar suas funcionalidades e aplicabilidade junto ao seu negócio.”

E assim segue a reunião. Uma vez terminada a apresentação técnica, é importante abrir para perguntas e esclarecimentos, e assim que estes sejam todos contemplados, a reunião deve acabar com combinado, como um novo encontro para avançar nas negociações, por exemplo.

  • Após a reunião, os envolvidos devem receber um material institucional contendo as informações técnicas e comerciais do produto ou serviço, para consultarem quando necessário.

Gestores e desenvolvedores de sistemas, produtos e serviços de todo o tipo que são comercializados online precisam investir em treinamento da equipe de vendas para garantir que:

  • As informações fornecidas por diferentes membros da equipe tenham o mesmo teor, técnico e conceitual

  • Valores e condições de pagamento/ implementação sejam uniformizados, e não de acordo com com o cliente. Projetos tailor-made são desenvolvidos à parte e têm valores personalizados, mas sistemas implantados de forma padrão precisam de diretrizes claras de precificação.

Com ou sem pandemia, o modelo de trabalho remoto exige o mesmo cuidado que o trabalho presencial, e as empresas que conseguirem se adaptar de acordo com esse novo modelo profissional para atendimento de seus clientes com excelência e alto padrão de profissionalismo certamente serão as mais longevas e sustentáveis.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo