Buscar
  • Fernanda Damy Haybittle

Autogestão: como essa habilidade pode ajudá-la a crescer profissionalmente



Autogestão é a capacidade que uma pessoa tem para guiar seus próprios caminhos, reconhecendo o que é necessário para chegar aos seus objetivos. Está na internet, então é verdade! :-)

Na prática, é muito mais do que isso.


gif


A capacidade de gerenciar a todos os aspectos da própria vida vai desde cumprir tarefas básicas inerentes à própria existência (comer, dormir e acordar na hora certa, se exercitar, nutrir boas relações pessoais e profissionais) até a realização dos projetos pessoais e profissionais mais ambiciosos, como mandar um filho para a universidade no exterior ou criar uma empresa sustentável e lucrativa para você e sua família.


Nos negócios não é diferente.

Empreender requer disciplina, planejamento mínimo de tarefas, construção de metas e objetivos sólidos, e antes de tudo isso organizar a vida pessoal para que a profissional corra mais tranquilamente.


No empreendedorismo feminino esse gerenciamento da vida pessoal e familiar vem antes de tudo, pois quando uma mulher sai de casa para trabalhar, se ela não tiver amarrado todas as pontas bem direitinho, vai ter muito mais do que dupla jornada: vai ver sua família se desestruturar porque ela saiu e foi pro mundo sem antes arrumar a casa.


Eu sempre digo que quando o homem sai de casa de manhã e vai para o seu trabalho, seja ele qual for, ele tem ZERO preocupação com a organização das tarefas domésticas, pois ele sabe que alguma mulher vai cuidar disso para ele: mãe, esposa, irmã, filha, enteada, funcionária. Ele acorda, toma café, um banho e tchau.

gif

Já a mulher, antes de sair para trabalhar, já:


  • fez seu treino, yoga, meditação, oração e seu próprio café da manhã

  • preparou as refeições do dia da família (inclusive as marmitas do marido e dos filhos que, como ela saem para trabalhar ou estudar)

  • deixou a roupa estendida no varal - aquela mesma roupa que ela deixou batendo na máquina de lavar antes de dormir

  • lavou toda a louça porque chegar em casa e se deparar com a pia imunda é deprimente

  • organizou as atividades das crianças

  • alimentou os pets da casa

  • repassou a agenda dos filhos e garantiu transporte para tudo o que eles precisarem durante o dia

  • falou com as amigas no grupo do WhatsApp

Isso tudo antes das 8h.


A mulher, por natureza e salvo raras exceções, já nasce sabendo fazer a gestão da própria vida dos seus familiares pois sabe que ninguém fará por ela. Isso é cultural, biológico, cármico e, muitas diriam, culpa do patriarcado. Então por que não usar essa capacidade a favor do crescimento de sua empresa, mulher?


Por que fomos educadas a acreditar que o trabalho deve vir em segundo plano e seguimos nos enganando com a falsa sensação de agenda cheia quando na verdade estamos andando em círculos no trabalho, pois a energia ficou toda em casa.

É difícil virar essa chave, eu sei e posso afirmar que comigo também é uma luta diária.

Mas não há milagre: os frutos do trabalho são resultados diretos da energia que você dedica ao seu fazer, ao seu ofício, aquilo que você escolheu como trabalho.


Meu convite aqui é para que você não demonize o trabalho doméstico nem subestime seu potencial profissional. A busca pelo equilíbrio de forma permanente é o que vai fazer com que você use da melhor forma sua capacidade de autogestão pessoal e aplique os mesmos princípios e esforços na gestão de seu negócio e da sua carreira.


Aqui no Studio FDH fazemos justamente isso: nossas consultorias ajudam mulheres que querem empreender a gerenciarem as tarefas domésticas e as atividades dos filhos de forma saudável e mais justa, para que elas possam ter energia e criatividade no seu trabalho, contribuindo para um crescimento profissional sustentável, independência financeira e futuro tranquilo.


No nosso site você consegue ver o detalhamento de todas as consultorias, valores, modo de trabalho e muito mais. Para conhecer e poder desenvolver seu projeto conosco, acesse: https://www.studiofdh.com.br/servicos




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo